Translate

SE VC GOSTOU DAQUI SIGA-NOS

ATENÇÃO

ATENÇÃO

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Peru assado com tangerina e molho de café

Peru assado com tangerina e molho de café
 
 

Ingredientes para o peru
1/3 xícara de sal
8 tangerinas pequenas (faça raspas das cascas de 3 delas. Tire as cascas das outras 5 e use somente a fruta como diz a receita)
1 peru médio, lavado e seco com pescoço, coração, moela e reservados para o molho
2 cebolas grandes picadas
1/2 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher de chá de pimenta do reino
6 xícaras (ou mais) de caldo de galinha
Ingredientes para o molho
150 gramas de bacon cortados em cubos pequenos
6 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de café recém-tirado
Como fazer o peru
Em uma tigela pequena, misture o sal e as cascas da tangerina. Polvilhe um pouco deste sal temperado nas cavidades principais do peru. Coloque o peru na assadeira grande. Reserve 2 colheres de chá sal temperado— esfregue o restante em todo o peru. Cubra-o com filme plástico e leve-o a geladeira durante a noite.
No dia seguinte, retire-o da geladeira lave-o e seque-o com um pano limpo. Aqueça o forno em temperatura média-alta.
Corte as tangerinas em quatro, assim como as cebolas— coloque-as na cavidade principal do peru. Amarre as pernas juntas. Espalhe manteiga por todo o corpo da ave. Polvilhe-o com 1 colher de chá de pimenta e 2 colheres de chá de sal de tangerina anteriormente reservadas. Despeje 3 xícaras de caldo de galinha sobre ele e leve-o a forno médio-baixo por 50 minutos. Despeje mais caldo de tempos e tempos e, se precisar, cubra com papel alumínio a parte mais alta da ave para que não queime. Deixe no forno por mais 3 horas e meia.
Como fazer o molho
Despeje o caldo que sobrar na assadeira em uma vasilha. Aqueça  um copo deste líquido em uma panela em fogo brando até que engrosse. Adicione o bacon e refogue por cinco minutos. Misture a farinha e cozinhe por dois minutos. Bata, no liquidificador, essa mistura com o resto do caldo e o café. Volte tudo para a panela e ferva, em fogo baixo, por 20 minutos, mexendo sempre. Tempere a gosto com sal e pimenta. Sirva o peru com molho.

Nenhum comentário: